EducaçãoEducação

04 March 2026

Escrito por: Janete Carolina Deters

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, imbuída da missão de formar cidadãos capazes de exercer seu papel na sociedade, propõe ações em que impere a autonomia, a liderança, a capacidade de socialização e de solucionar problemas. É a partir desses pressupostos que realizamos a escolha dos "Construtores da Paz" e dos "Professores Guardiões" das turmas do Ensino Fundamental - Anos Finais e Médio. Os estudantes exercitam a liberdade e consciência para escolherem colegas que exercerão a liderança positiva na turma, bem como, designarão professores que carregam a responsabilidade de conduzí-los no caminho do sucesso e testemunho de Princípios, Valores e Atitudes positivas. Os eleitos não carregam um compromisso meramente formal, mas assumiram ser exemplos de vida testemunhando a Paz e o Bem nas relações e nas ações coletivas ao longo desse ano de 2026.

UMA ESCOLA, UM PROPÓSITO, 66 ANOS DE EDUCAÇÃO.
04 March 2026

Escrito por: Janete Carolina Deters

Há histórias que nascem do sonho. Outras, da coragem.
A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima nasceu dos dois  e há 66 anos transforma vidas por meio da educação.

Fundada em 11 de fevereiro de 1960, antes mesmo da inauguração de Brasília, a escola surgiu como um gesto ousado e missionário das Irmãs Franciscanas, presentes no Brasil desde 1872. Em meio ao canteiro de obras da nova capital, cinco irmãs pioneiras, vindas do Rio Grande do Sul, abraçaram a missão de educar e semear esperança.

Ao longo de sua trajetória, o Fátima consolidou-se como referência em formação humana e excelência acadêmica, sempre inspirado nos valores franciscanos de Paz, Justiça, Verdade, Ética, Solidariedade, Fraternidade e Integralidade.

Nossa missão é promover uma educação integral, formando cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com o bem comum. Com uma abordagem transdisciplinar, metodologias ativas e acompanhamento individualizado, incentivamos cada estudante,  do berçário ao Ensino Médio, a ser protagonista do próprio aprendizado.

Aliando tradição e inovação, oferecemos uma base curricular sólida e atividades que ampliam horizontes, como esportes, artes, robótica, sustentabilidade e Projeto de Vida.

Celebrar 66 anos é reafirmar nosso propósito: educar com fé, formar com excelência e transformar o mundo pelo conhecimento e pelo cuidado com a vida.

Durante a Semana Santa, todos os alunos da Escola Fátima, desde a educação infantil até o ensino médio, têm participado de momentos celebrativos em preparação para a Páscoa. Essas atividades ocorrem no mini auditório. Ao longo da celebração, tem sido relembrada a vida de Jesus e seus últimos momentos. Destacou-se a última ceia, na qual Jesus convidou os apóstolos para compartilharem esse momento. Nesse instante, um pedaço de pão foi entregue aos alunos que representavam os 12 apóstolos. Também foi dada ênfase à cerimônia do lava-pés, na qual Jesus humildemente se inclinou diante de cada apóstolo para lavar-lhes os pés e nos ensinou o grande mandamento de amor “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros.” (Jo 13,34). Tanto a ceia quanto o lava-pés foram encenados no decorrer da celebração por grupos de alunos. Ao longo da celebração, diversos símbolos relacionados à Páscoa foram trazidos à tona. Os alunos viveram uma semana repleta de amor, reflexão e significado durante essa preparação para a Páscoa dentro da Semana Santa.