EducaçãoEducação

04 March 2026

Escrito por: Janete Carolina Deters

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, imbuída da missão de formar cidadãos capazes de exercer seu papel na sociedade, propõe ações em que impere a autonomia, a liderança, a capacidade de socialização e de solucionar problemas. É a partir desses pressupostos que realizamos a escolha dos "Construtores da Paz" e dos "Professores Guardiões" das turmas do Ensino Fundamental - Anos Finais e Médio. Os estudantes exercitam a liberdade e consciência para escolherem colegas que exercerão a liderança positiva na turma, bem como, designarão professores que carregam a responsabilidade de conduzí-los no caminho do sucesso e testemunho de Princípios, Valores e Atitudes positivas. Os eleitos não carregam um compromisso meramente formal, mas assumiram ser exemplos de vida testemunhando a Paz e o Bem nas relações e nas ações coletivas ao longo desse ano de 2026.

UMA ESCOLA, UM PROPÓSITO, 66 ANOS DE EDUCAÇÃO.
04 March 2026

Escrito por: Janete Carolina Deters

Há histórias que nascem do sonho. Outras, da coragem.
A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima nasceu dos dois  e há 66 anos transforma vidas por meio da educação.

Fundada em 11 de fevereiro de 1960, antes mesmo da inauguração de Brasília, a escola surgiu como um gesto ousado e missionário das Irmãs Franciscanas, presentes no Brasil desde 1872. Em meio ao canteiro de obras da nova capital, cinco irmãs pioneiras, vindas do Rio Grande do Sul, abraçaram a missão de educar e semear esperança.

Ao longo de sua trajetória, o Fátima consolidou-se como referência em formação humana e excelência acadêmica, sempre inspirado nos valores franciscanos de Paz, Justiça, Verdade, Ética, Solidariedade, Fraternidade e Integralidade.

Nossa missão é promover uma educação integral, formando cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com o bem comum. Com uma abordagem transdisciplinar, metodologias ativas e acompanhamento individualizado, incentivamos cada estudante,  do berçário ao Ensino Médio, a ser protagonista do próprio aprendizado.

Aliando tradição e inovação, oferecemos uma base curricular sólida e atividades que ampliam horizontes, como esportes, artes, robótica, sustentabilidade e Projeto de Vida.

Celebrar 66 anos é reafirmar nosso propósito: educar com fé, formar com excelência e transformar o mundo pelo conhecimento e pelo cuidado com a vida.

    A Escola Fátima teve o privilégio de receber uma visita ilustre do Núcleo de Escritoras Pretas Maria Firmina dos Reis (NEPFIR_UNB), da Universidade de Brasília (UnB). O grupo foi composto por Adelaide Paula, professora, escritora e cofundadora do NEPFIR_UNB; Norma Hamilton, professora, escritora e cofundadora do NEPFIR_UNB; Mariana Lima, professora e escritora; Elisa Mattos, jornalista e escritora; e Neide Rafael, ativista pelos direitos humanos.

    A visita foi uma manhã enriquecedora, marcada por intensas trocas de experiências e ideias. Os visitantes proporcionaram uma abordagem interdisciplinar sobre a educação étnico-racial, promovendo uma discussão profunda e reflexiva sobre o tema. Foram explorados diversos aspectos da educação, com destaque para projetos inovadores, literatura e práticas pedagógicas que promovem a inclusão e a diversidade.

    Durante o encontro, participaram de rodas de conversa que fomentaram a troca de saberes e a partilha de conhecimentos. A presença dos convidados trouxe novas perspectivas e contribuiu para fortalecer o compromisso da Escola Fátima com uma educação mais inclusiva e consciente das questões étnico-raciais. A manhã foi um verdadeiro intercâmbio cultural e educacional, que certamente deixou um impacto duradouro na comunidade escolar.