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Orgulho Brasileiro: Professora da Nossa Escola é Destaque Mundial no Jiu-Jitsu da IBJJF!
03 June 2025

Escrito por: Janete Carolina Deters

Professora Andressa Guirau, ex-aluna e ginasta, é Vice-Campeã Mundial IBJJF! Uma jornada construída com disciplina, paixão e excelência foi reconhecida no maior palco do jiu-jitsu mundial. Com garra, técnica apurada e uma determinação que inspira, a professora e atleta @dessa_guirau conquistou o 2º lugar no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF – a competição mais prestigiada e desafiadora do planeta.

O torneio, realizado de 29 de maio a 1º de junho, em Long Beach, Califórnia (EUA), reuniu os maiores nomes do jiu-jitsu internacional. Em meio a disputas intensas, Andressa brilhou na categoria peso pluma, faixa preta, e subiu ao pódio entre as melhores do mundo, marcando seu nome na história do esporte.

Mais do que atleta de alto rendimento, Andressa é também professora na Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, onde compartilha seu conhecimento e valores com os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, lecionando Educação Física e Ginástica Rítmica, além de levar o jiu-jitsu à Educação Infantil e aos Anos Iniciais.

Sua trajetória é exemplo concreto de que foco, esforço e propósito transformam vidas. Ela não apenas treina, ela forma, inspira e educa.
Transformou rotina em performance, desafios em resultados e sonhos em conquistas.

 Essa conquista histórica emociona e orgulha todos que fazem parte da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima,  um ambiente que valoriza o talento, a educação e a formação integral do ser humano.

Parabéns, professora Andressa! Você nos lembra, com sua caminhada, que educar é formar campeões , dentro e fora do tatame.

Escola Fátima brilha nas quadras e conquista títulos no Futsal e Vôlei.
03 June 2025

Escrito por: Janete Carolina Deters

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima tem motivos de sobra para comemorar. Nossos talentos esportivos deram um verdadeiro show nas competições mais recentes, com conquistas expressivas no Futsal masculino e feminino, além de um desempenho espetacular das equipes femininas de Vôlei.

No Futsal masculino, a equipe sub-15 fez história ao conquistar o título da Liga das Escolas 2025. Com uma campanha impecável, o time sagrou-se campeão, e ainda trouxe premiações individuais de destaque: Davi Tierling, com defesas decisivas, recebeu o troféu de Melhor Goleiro, enquanto Levi César balançou as redes 14 vezes, garantindo o título de Artilheiro da competição. Na etapa regional dos Jogos Escolares do DF – Categoria Infantil, o desempenho foi igualmente brilhante: mais uma vez, os meninos do Fátima chegaram ao lugar mais alto do pódio, consolidando a escola como uma referência no futsal juvenil.

Já no Futsal feminino, nossas pequenas craques mostraram que talento e garra não têm idade. Com muita união, técnica apurada e um espírito coletivo admirável, elas conquistaram o título dos Jogos Escolares do DF, emocionando a torcida com jogos vibrantes e cheios de superação.

O brilho esportivo não parou por aí. No Vôlei feminino, a força e dedicação das nossas atletas rendeu frutos em dobro: as equipes sub-15 e sub-18 foram campeãs da Liga Brasília Volley, reafirmando a excelência do trabalho desenvolvido pelas comissões técnicas e o comprometimento das alunas.

Parabenizamos todos os atletas, professoras e professores envolvidos nas conquistas. Vocês são motivo de orgulho para toda a comunidade escolar! Que essas vitórias inspirem ainda mais jovens a trilharem o caminho do esporte com paixão, disciplina e espírito de equipe.

    A escola, instituição responsável pelo ensino formal, é eminentemente cultural e educacional. Foi idealizada para que todos pudessem se apropriar dos conhecimentos construídos pela humanidade e, por extensão, criar consciências capazes de construir outros tantos conhecimentos. A escola tem o dever de socializar o conhecimento. Portanto, em se tratando de esporte, deve, ao longo de um processo qualitativo, assumir a tarefa de educar: desenvolver capacidades, habilidades e construir atitudes que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

    O Fátima se preocupa em ensinar mais do que técnicas. Contribui para a emancipação preocupando-se em educar a sensibilidade dos educandos. Valorizando a educação da moralidade das pessoas. O esporte, como a leitura, a matemática e as ciências, é uma produção cultural construída pelos homens. Enquanto patrimônio é direito de cada um. Logo, a escola assume a tarefa de ensinar esporte e todos os elementos da cultura motora para que cada educando amplie suas possibilidades de estar e atuar no mundo. Desse ponto de vista, quem vai à escola tem o direito de educar, além da sua cognição, também a sua motricidade - que inclui a sociabilidade e a afetividade. O ensino do esporte está vinculado ao projeto pedagógico da escola. Logo, a tarefa do professor é dar um tratamento pedagógico para o esporte de tal forma que esse possa caminhar na direção de educar e emancipar os educandos. 

    No Fátima o esporte é encarado como facilitador da autoestima, da sociabilização, da construção de atitudes, para o desenvolvimento de capacidades e de habilidades. Todas as crianças aprendem esporte se divertindo e, nas inter-relações, constroem atitudes cooperativas. O esporte une, desenvolve a cooperação, espírito de equipe, disciplina e confiança. O desenvolvimento das potencialidades atléticas para o aluno é revertido em capacidade de iniciativa própria, compreensão da necessidade coletiva, confiança, disciplina, integração e a noção de que o bom condicionamento, o esforço a boa preparação, são condições indispensáveis para o sucesso (seja ele pessoal, esportivo ou profissional). Segundo Samulski (2002) a importância da atividade esportiva para o desenvolvimento da personalidade é incontestável. “O esporte é um meio para promover positivamente a disposição para o comportamento social, a estabilidade emocional, a motivação para o rendimento, autodisciplina e força de vontade”. 

     O esporte escolar contribui para o educando na sua capacidade de liderança, autodomínio, extroversão, comunicação social e no desenvolvimento integral de um individuo (desenvolvimento motor, cognitivo, motivacional, social e emocional), da infância até a fase adulta. A escola, instituição responsável pelo ensino formal, é eminentemente cultural e educacional. Foi idealizada para que todos pudessem se apropriar dos conhecimentos construídos pela humanidade e, por extensão, criar consciências capazes de construir outros tantos conhecimentos. A escola tem o dever de socializar o conhecimento. Portanto, em se tratando de esporte, deve, ao longo de um processo qualitativo, assumir a tarefa de educar: desenvolver capacidades, habilidades e construir atitudes que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

    As atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas. Desenvolver o cidadão através de práticas esportivas é um método que vem dando certo em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar de crianças e adolescentes que mudam suas vidas e tornam-se verdadeiramente cidadãos de “bem”, após participar de projetos sociais. As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas. 

     O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois este se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas ocupando o seu tempo aprendendo o que não deve. Ao negar a alguém o acesso a uma educação de qualidade, se comete uma agressão contra a cidadania, e inegavelmente o esporte e a cultura devem ser favorecidos pois facilitam o processo educativo. Entendo que o esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. 

     A educação através da escrita, da leitura, da sala de aula e da arte tem essa capacidade de formar aquele que participa da vida política, econômica e social de sua comunidade e, consequentemente, de seu país. É neste ponto que entendemos o papel decisivo do esporte, juntamente com a educação, na busca por princípios e valores sociais, morais e éticos. O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou inclusão social, é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. Entretanto é não se pode implementar o esporte apenas como habilidade física ou recreativa. Ele deve ser acrescido à função educacional, incluindo elementos sociais, culturais, comunitários e afetivos. Ao aliar Esporte e Educação de qualidade é possível permitir crianças e jovens se sintam participantes da sociedade, além de possibilitar que eles desenvolvam habilidades de concentração e coordenação motora, fundamentais para o desenvolvimento físico, psicológico e para o processo educacional. O Fátima entende que otimizar a interface existente entre esporte e educação como elementos básicos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo é uma estratégia de inteligência e de sucesso! 

 

REFERÊNCIA BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, MEC, 1996. 

INCLUSÃO: uma utopia do possível. Revista Nova Escola, n.123, p.14-7, 1999. 

SAMULSKI, Dieter Martin, Psicologia do Esporte. 2ª Edição. Editora Manole. Barueri, SP, 2002.